sábado, 22 de agosto de 2015

Neto Maciel questiona demora na marcação de exames e cobra providências.


ANGICOS Quem necessita de atendimento nos Postos de Saúde da Rede Municipal de Saúde de Angicos, precisa madrugar na fila. Apesar de enfrentarem horas de espera, outro obstáculo surge no caminho: a incerteza do atendimento médico.

Várias pessoas denunciaram tal episódio ao Vereador Neto Maciel, que por sua vez, expos o caso a tribuna da Câmara de Vereadores de Angicos na noite desta sexta-feira (21) durante reunião ordinária conduzida pela Presidente da Casa, Vereadora Nataly Felipe [PTB].

Com atuação constante na área da Saúde e propriedade pra falar sobre o assunto, o vereador Neto Maciel, utilizou o grande expediente para trazer a tona o assunto. Neto diz que o principal motivo alegado pelas pessoas que madrugam nos Postos, é número reduzido de fixas distribuídas nos postos de saúde: em torno de 20 fixas.

Neto foi aparteado pelo Vereador Nivaldo Gomes [PV]. O colega de legislatura somou-se ao pronunciamento do parlamentar e lamentou a triste situação em que vive a saúde de Angicos. Segundo o edil, um paciente com lesões em tendões na mão procurou a Secretaria no SESP em busca de ajuda para que fosse feita a cirurgia e na ocasião, os dados do pacientes foram inseridos no sistema, gerando inclusive o número de registro. Contudo, o mais inusitado conforme relatou o vereador, é que, momentos depois foram informados pela secretária que o número e o nome do paciente sumiram do Sistema.

Outro problema questionado pelo parlamentar, esta relacionado à demora na marcação de exames, muitas pessoas sequer conseguem a marcar um exame, pois o município pactuou com a Liga Norte apenas 220 consultas, dividido por 365 dias no ano, é o que equivalente à uma consulta por dia. Neto relembra que desde 2013 vem alertando o município sobre a Programação Pactuada e Integrada [PPI]:

— nosso município encontra-se numa situação bastante complicada. Uma das pessoas que mais cuida das mulheres de Angicos, é a vereadora Edileuza Palhares e, ela sabe que o sistema municipal de Saúde não tem mais cotas no Hospital Dr. Luiz Antônio [unidade de atendimento exclusiva aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)], situado na Capital do Estado, Natal, — revela.

Neto disse que um paciente foi diagnosticado com Câncer e, procurou a Secretaria de Saúde e lá, foi informado que a Unidade de Saúde só poderia fazer algo pelo paciente apenas no próximo ano, — Imagine como fica este paciente? — indaga.

Ouça abaixo o discurso do Vereador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!