segunda-feira, 14 de abril de 2014

SMS do Assú e SESAP realizam reunião para discutir combate ao Calazar

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) estiveram reunidas em Assú, na manhã desta segunda-feira (14/04). A reunião, realizada na Prefeitura, teve como objetivo discutir a problemática da Leishmaniose Visceral (Calazar) no município.

Durante o encontro, que também contou com a presença do secretário adjunto de serviços públicos Técio Walter, de técnicos da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente e veterinários, foi apresentado um relatório sobre a situação da doença e a infestação do mosquito palha em nosso município. De acordo com dados apresentados por Breno Stanley, responsável pela coordenação de endemias foi localizado uma quantidade considerável de focos do mosquito transmissor na região da FLONA e nos bairros: João Paulo II (Conjunto Parati 2000), Alto São Francisco, Janduís/COHAB e Feliz Assú. Todos esses locais apresentaram focos com sorologia positiva.



Em 2013 foram identificados 13 casos positivos em humanos, nas áreas dos Bairros: João Paulo II (Parati 2000), Alto São Francisco, Meus Amores, Dom Elizeu, Vertentes e Centro, com ocorrência de um óbito. Em 2014, já foram observados 4 casos positivos e um óbito.

Para Lucianny Guerra, Secretária Municipal de Saúde, a participação da população, limpando os locais destinados ao cão e não acumulando lixo em casa ou jogando em terrenos baldios; bem como a existência de políticas públicas para tratar cães vadios e eliminação dos animais comprovadamente contaminados, é imprescindível para o combate ao mosquito transmissor e redução dos casos. Lucianny ressaltou que a secretaria dispõe de duas equipes trabalhando diretamente no combate a ação do vetor, sendo uma para fazer a borrifação de inseticida realizando o bloqueio da área positiva e a outra para investigação dos casos (sorologia canina).

Iraci Souza, subcoordenadora de vigilância ambiental da SESAP, disse que o problema não é simples e se faz necessário trabalhar com vários setores em conjunto, visando o controle da doença, desde a prevenção até a ação de combate.

Sugestões como: divulgação de informações sobre a doença através de rádios, internet e palestras; capacitação dos agentes e médicos; realizações de fóruns sobre o tema e a participação do ministério público foram discutidas na reunião. Pit-stop com adesivação de veículos e panfletagem também foi apresentada como ação.


A SMS solicitou a SESAP que seja disponibilizada uma quantidade maior de inseticida e Kits para realização dos testes rápidos em Assú, o objetivo é agilizar o processo de identificação de casos positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!